Clínica de Gastroenterologia - Medicina Avançada - Laboratório de Análises Clínicas
gastro f.jpg

    O fisioterapeuta atua no pré operatório preparando o paciente para ser submetido com segurança ao procedimento cirúrgico. Logo após a cirurgia reestabelece as funções respiratórias e realiza exercícios para prevenção de complicações pós operatórias, a seguir, auxilia na saída do sedentarismo.

 

       O acúmulo de gordura ao redor do tórax, a fraqueza dos músculos respiratórios, quadro de bronquite e asma, tabagismo, apneia do sono, IMC (Índice de massa corpórea) elevado e o sedentarismo potencializam as complicações respiratórias.

 

      A fisioterapia prepara os músculos respiratórios, melhora a expansão dos pulmões, aumenta a oxigenação (otimiza as trocas gasosas) proporcionando tranquilidade para ser realizado o procedimento cirúrgico, sem desestabilizar a parte respiratória. Desta forma, de 2 a 3 horas após a realização da cirurgia, os pacientes terão condições para se manterem sem suporte de oxigênio, livres para caminhar e mais independentes. Isso tudo, reduz o tempo de internação hospitalar, minimizando riscos.

gastro dd.jpg

01) P: A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?
 
R: Esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:
        PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
        PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de sua cor, passando para mais escuro que vai, aos poucos, clareando. Não podemos apressar o processo natural da cicatrização, e o período tardio geralmente diminui os vestígios cicatriciais.
         PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.
 
02) P: ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES E PRÓTESES?
 
R: Pode ser em três lugares. No  sulco formado entre a mama e o tórax, na área da aréola e  na axila. A escolha irá ser decidida em consulta comigo a depender de seu caso e preferência. Quando há excesso de pele(mamas caídas), as cicatrizes serão maiores, podendo ser extensas, em I, L, ou T invertido. As próteses poderão estar localizadas atrás da mama ou do músculo peitoral. A escolha dependerá de cada caso e será discutida com você paciente.
 
03) P: COMO FICARÃO AS CICATRIZES? 
 
R: As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.
     Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.
      Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.
 
04) P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
 
R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Geralmente não realizamos correções cicatriciais antes de 6 meses. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida comigo.
 
05) P: COMO FICARÃO MINHAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO CONSISTÊNCIA?  

 

R: As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos e tipos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser objetivada no planejamento da cirurgia. A mama operada passará por vários períodos evolutivos em função do processo cicatricial.
PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto melhorado, sua forma e volume ainda estão além do resultado planejado. Geralmente ainda estão muito inchadas.
PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. Ainda existe, neste período, um certo grau de “inchaço” das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição.
PERÍODO TARDIO: Vai do 3º até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.).
 
06) P: NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
 
R: Não se pode prever a ação da gravidez sobre as mamas, podendo haver preservação da forma, e em outros casos, queda em graus variáveis. O seu ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez.  Em relação à lactação, a cirurgia geralmente não prejudica.
 
07) P: O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRÚRGICA É DOLOROSO?
 
R: Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, geralmente associada ao movimento dos braços que costuma regredir com analgésicos comuns.
 
08) P: QUAL O TIPO DA ANESTESIA UTILIZADA?
 
R: Anestesia geral; peri-dural ou local sob sedação. A escolha da técnica empregada será a cargo do anestesista da equipe, de acordo com os critérios científicos rigorosos que cada caso demanda, e discutido com o paciente em avaliação pré-anestésica. 
 
09) P: QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
 
R: Em média de 1 à 2 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Durante o ato operatório, poderá ser emitido, periodicamente, boletins sobre a cirurgia e o estado da paciente, caso a família queira.  

 

10) P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?  

 

R: De 24 horas,geralmente. 

 

11) P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS E DRENOS?
 
R: Sim. Curativos elásticos e/ou modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados periodicamente pela minha equipe. Os drenos, quando usados, são retirados em média nas primeiras 24-48 horas.
 
12) P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
 

R: Entre o 10o. e o 15o. dia pós-operatório, devendo ser rigorosamente realizados pela minha equipe.
 
13) P: QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCÍCIOS?
 

R: Depende do tipo de exercícios e da evolução individual, não existe um período padrão. Exercícios pesados devem aguardar de 30 a 40 dias. Levantar os braços, pentear cabelos e dirigir, poderá após 10 a 15  dias, desde que não se tenha realizado retirada de excesso de pele.  
 
14) P: O QUE VEM A SER O ENDURECIMENTO DAS MAMAS ( CONTRATURA CÁPSULAR) ?

 

R: Conhecida popularmente como rejeição, é uma retração exagerada da cápsula fibrosa (cicatriz interna) que se forma em torno da prótese, que determina diferentes graus de endurecimento à região, quando palpada. Alguns casos podem sofrer retração e em casos de esvaziamento, esta retração poderá ser mais acentuada, se isto ocorrer as próteses poderão ser retiradas e trocadas. Posteriormente, ambos, eu, cirurgião, e você, paciente, poderemos ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, com um diferente plano de introdução ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. A retração da cápsula não reflete um problema cirúrgico, mas sim, um comportamento reacional exacerbado do organismo, devido à presença das próteses de silicone.
 
15) P: QUANDO O RESULTADO SERÁ DEFINITIVO?
 
R: Apesar do resultado imediato e mediato serem satisfatórios, somente entre o 12º e 18º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.Quando há retirada de pele, nos primeiros 3 meses, a mama geralmente fica amassada em seu colo inferior, decorrente da própria técnica operatória, e que com o decorrer da evolução, sofre o processo de báscula, atingindo a forma natural Toda e qualquer preocupação da sua parte deverá ser transmitida a mim que lhe prestarei os esclarecimentos complementares necessários. Um curto período de depressão emocional poderá ocorrer nas 1as semanas, devido ao aspecto transitório e geralmente advém da ansiedade de se atingir o resultado final. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de mama pode ser considerado definitivo antes de pelo menos 12 meses.  Caso o paciente venha a perder parcialmente ou mais raramente, totalmente o resultado estético  por ganho excessivo e inadequado de peso,  uma nova cirurgia não será considerada como refinamento, e serão cobrados normalmente os honorários. 
 
16) P: AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRlAS SÃO IMPORTANTES?
 
R: A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante de seu prontuário médico.
 
17) P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
 
R: Todo ato médico, por mais simples que seja, inclui no seu bojo um risco variável, podendo ter inclusive situações com risco de vida, e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. Pode-se minimizar o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente. O risco cirúrgico não é muito diferente das demais cirurgias plásticas, quando não existem fatores agravantes e na vigência dos cuidados médicos cirúrgicos usuais. Porém, durante a cirurgia podem surgir situações, que não é possível ser identificadas previamente, exigindo procedimentos não programados. Nesta ocasião, toda equipe médica se obriga a usar de todos meios técnicos-científicos à sua disposição, na busca do melhor resultado e preservação da vida.

 

gastro sa.jpg

Quando se diz alimentação saudável podemos entender que é o direito de um indivíduo a seguir um padrão alimentar adequado as suas necessidades biológicas, respeitando a variedade, moderação, equilíbrio e contexto sociocultural. Olhando neste sentido é possível considerar o estilo de vida e em especial o exercício físico aliado a uma alimentação equilibrada como fator capaz de influenciar, positivamente, na qualidade de vida. O consumo regular de frutas, verduras e legumes são de grande importância para diversas funções do organismo e manutenção da saúde, já que são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, sendo recomendada a maior variedade possível. Para ajudar a se ter uma dieta equilibrada, o Ministério da Saúde criou os 10 passos de alimentação saudável. São atitudes que devemos tentar seguir no nosso dia-a-dia. Comece escolhendo aquela orientação que lhe pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procure segui-la todos os dias. Não é necessário que você tente adotar todos os passos de uma vez e também não é preciso seguir a ordem dos números sugerida.

 

1. Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. 

Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições.

 

2. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. 


3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. 

 

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. 

 

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! 


6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. 

 

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação. 


8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. 

 

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. Torne sua vida mais saudável. 


10. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.                          

 

Esses 10 passos são orientações práticas sobre alimentação para pessoas que não possuem patologias. Caso possua diabetes, hipertensão, colesterol alto entre outros, necessita-se de orientação nutricional mais específica e detalhada, sempre com orientação de um profissional. 
 

Gastromed F blog.jpg
Gastromed Blog.jpg
Gastromed Blog2.jpg
Gastromed Fgdf.jpg
Gast.jpg
esteatose.jpg
blog 1.jpg